segunda-feira, 26 de novembro de 2018

UMA MANHÃ NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A propósito do outono... fomos ouvir um conto:
O senhor mago vivia sozinho, tinha, no entanto, três ovelhas. Cuidava muito bem delas. Numa tarde de outono, quando regressava com elas do campo, uma das folhas que iria pisar falou-lhe: «- Ei, tu aí! Não me pises que me magoas!». Era uma folha diferente. Levou-a para casa, cuidou dela, pintou-a como sendo uma bela menina e a magia aconteceu...  "Nasceu" a sua filha, formosa como ele a imaginara. «-Bom dia, papá!».
Também os nossos alunos criaram as suas folhas de outono. Eis os seus trabalhos:




MAIS UMA AVENTURA, DOS CINCO!

Os nossos amigos, a Ana, o David, o Júlio, a Zé e o Tim, voltaram a encontrar-se! Que felicidade! Durante um tranquilo piquenique, algo vai fazer com que os nossos amigos vivam mais uma aventura, tudo por causa de (um) Trovão... O que aconteceu? Lê o livro, como nós fizemos, e descobre! Bom trabalho, cinco!

DIA DE SÃO MARTINHO

A lenda 

Existem várias versões da lenda de São Martinho. Vamos conhecer uma delas:

Num dia tempestuoso, regressava a casa São Martinho, valente soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
Apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou limpo e um sol de verão inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o ato de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, para por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol.


No âmbito do outono e da Educação para a Saúde, assámos castanhas!