Estamos a poucas horas de comemorar o Natal, tempo de paz e alegria, para ser vivido com a família, não nos esquecendo dos amigos!!!
Feliz Natal!
Neste blog, iremos partilhar algumas das atividades realizadas pela equipa de Educação Inclusiva ao longo de cada ano letivo. Venha conhecer-nos! Professores do grupo 910: Catarina Sena, Donalda Baeta (Coordenadora da EMAEI), João Pinto (Administrador do blog), Madalena Pacheco (Coordenadora do CAA), Miguel Gomes, Noélia Viegas e Paula Lemos.
Estamos a poucas horas de comemorar o Natal, tempo de paz e alegria, para ser vivido com a família, não nos esquecendo dos amigos!!!
Feliz Natal!
Continuamos a preparar a nossa sala rumo às festividades de Natal! Os nossos presépios também não estão nada mal, pois não?
O Natal continua a aproximar-se e nós já começámos a fazer os nossos postais! O que acham?
A nossa sala também está a ficar cada vez mais atrativa, em breve iremos mostrar-vos...
A época natalícia está a aproximar-se, por isso já começámos a enfeitar, de uma forma criativa, a nossa sala, para depois o podermos também fazer, por exemplo, em casa. Como as nossas prendas devem ser surpresa temos de saber fazer os embrulhos!
O Dia Mundial da Criatividade é celebrado no dia 17 de novembro
O dia da criatividade tem por objetivo relembrar a importância da criatividade para a vida humana. O lema deste dia é libertar a imaginação e inventar. É o "sonho" do Homem que o faz criar obras que vão dando respostas às suas necessidades.
«Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce.», Fernando Pessoa
Pedra Filosofal, de António Gedeão
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
Sugestões para o Dia Mundial da Criatividade
Ontem, na nossa escola, incluídos num grupo de trabalho que assistiu a uma palestra sobre a vermicompostagem, que já está em funcionamento na nossa escola, tivemos a oportunidade de conhecer melhor como reduzir o lixo orgânico, recorrendo ao trabalho de minhocas. Deste modo, protegemos o ambiente, obtendo um composto 100% orgânico, ou seja, bionutrientes líquidos e sólidos, que podemos colocar na nossa horta.
Fomos às compras: analisar preços, fazer contas e comprar umas castanhas para manter a tradição de São Martinho! Foi mais um dia muito produtivo, até porque as castanhas ficaram fantásticas!!!
Ontem foi dia de São Martinho! Como vamos ver, falar deste santo é falar, em Portugal, de castanhas, vinho e água-pé. Mas esta tradição celebra-se em várias partes do nosso continente e foi isso que estivemos a ler nas páginas 16 e 17 do Jornal I de ontem!
Hoje interessa-nos, em particular, uma notícia do Jornal I, que iremos aprofundar, mas iremos, também ler e analisar outros acontecimentos.
Hoje, fomos à Rua de Santo António efetuar uma pequena entrevista a uma vendedora de castanhas assadas, ou não estivéssemos na véspera de São Martinho. Depois de termos pedido autorização para a recolha de imagens e publicação no nosso blog, damos a conhecer alguns pormenores, entre eles, o segredo que faz com que as castanhas fiquem branquinhas e gostosas!
Lenda
de São Martinho
Num dia de frio e chuvoso de outono, um soldado romano de nome Martinho, percorria seu caminho montado no seu cavalo, quando viu um mendigo cheio de fome e frio. O soldado tirou a sua capa e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo sol.
Obviamente, pusemos mãos à obra para decorar a nossa sala efetuando a pintura de castanhas recorrendo a várias técnicas e materiais diversos, construindo um painel de Magusto. Vejam, para já, a preparação.
Na passada sexta-feira, ao toque de emergência dado pelas 11h05m na nossa escola EB 2,3 Santo António, pusemos em prática tudo o que temos aprendido ao longo destes anos no nosso Agrupamento (AEJD), o qual continua a dar muita importância à sensibilização para o risco sísmico, executando os três gestos fundamentais: Baixar, Proteger e Aguardar. Com os nossos professores participámos no exercício organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e tivemos, também, a oportunidade de visionar as consequências do sismo seguido de tsunami de 1755, bem como de analisar e trocar ideias sobre procedimentos presentes no site http://www.aterratreme.pt/ .
É importante conhecer o que podemos fazer numa caixa multibanco, pois estas "caixas" não servem apenas para levantar dinheiro: podemos pagar compras e serviços, carregar o telemóvel, pagar serviços ao estado e até, em breve, carregar o cartão da nossa escola. As professoras Catarina e Madalena explicaram-nos como utilizar o multibanco.
Não é qualquer um que sabe fazer umas saborosas bolachinhas, mas nós sabemos (com a ajuda dos nossos professores). Também sabemos como fazer uma embalagem atrativa... e assustadora. Fazemos uma bela equipa e, quando assim é, o nosso trabalho dá frutos! Neste caso, deu bolachas!!! Feliz Halloween!!!
Aprendemos, ainda, a fazer um delicioso doce de abóbora, que acompanhámos com as nossas tostas e um saboroso chá!
A nossa sala está assustadora para o Halloween deste ano, mas, ao contrário do que possam pensar, adoramos estar lá dentro! Com recurso ao computador, a materiais diversos e à ajuda dos nossos professores, fizemos as nossas máscaras. Utilizámos o nosso forno para fazer umas bolachinhas assustadoras, mas deliciosas, vimos e conversámos um pouco sobre o filme «Coco».
Feliz Halloween!!!