quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Dia Internacional do obrigado

  No dia 11 de janeiro, no âmbito da comemoração do dia internacional do obrigado, os alunos da sala ET8 da EB 2,3 Santo António visitaram a biblioteca municipal da cidade.

    Os alunos realizaram o percurso a pé, tendo participado numa palestra sobre a cegueira e o braile, quando chegaram. Alguns alunos tiveram a oportunidade de escrever numa máquina própria para escrita em Braile. Houve ainda a possibilidade de ver e sentir esta escrita através do contacto com «O livro negro das cores». De seguida, os alunos realizaram algumas atividades relacionadas com o dia internacional do obrigado, tendo criado um cartaz alusivo a esta data no Centro de Apoio à Aprendizagem.

 




sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O Inverno

 

O inverno no Hemisfério Norte

        O “inverno boreal” tem início com o solstício de inverno no Hemisfério Norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. No presente ano, em 2022, começa a 21 de dezembro de 2022 às 21:49 de Portugal Continental.

           Neste período, massas de ar polar deslocam-se para esta região do planeta, provocando a queda da temperatura e chuvas, que aumentam a humidade do ar.

Em diversos países, como nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e países nórdicos, o inverno é bastante rigoroso, com queda acentuada de temperatura e a queda de neve, o que significa temperaturas muitas vezes bem abaixo de 0.º C. 

Em Portugal, é no interior que se verificam as temperaturas mais baixas, destacando-se a Serra da Estrela.


A CIGARRA E A FORMIGA

    Num dia soalheiro de verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro:

 - Por que não ficas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te afadigares tanto? – Perguntou-lhe a Cigarra.

- Preciso de arrecadar comida para o inverno – respondeu-lhe a Formiga. 

– Aconselho-te a fazeres o mesmo. 

- Por que me hei-de preocupar com o inverno? Comida não nos falta... – respondeu a Cigarra, olhando em redor. 

    A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora. Quando o inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...                                                              

 

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.

 


terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Atividades - Projeto Arco-Íris

 Em breve, começamos o nosso 2.º período, por isso, não deixa de ser interessante olhar para trás e ver algumas das atividades realizadas no 1.º! 

Vamos ver!