sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Uma Ca(u)sa Por Dia

     Uma Ca(u)sa Por Dia, da autora Diana Reis, igualmente ilustradora, juntamente com Maria Reis Rocha, foi o livro apresentado no dia de ontem pela Senhora Professora Teresa Pedro, levando-nos a fazer várias reflexões, entre elas, a importância que temos para os outros e valores como a solidariedade. 

    «O quarto de brincar da Leonor era perfeito. Mas o que a Leonor mais queria era pegar nas ferramentas da oficina do avô e construir uma nave espacial com uma loja de gelados no primeiro andar! Até que o mundo inteiro se atravessou no seu caminho...»

    A Leonor constitui um exemplo para todos, abdicando de um sonho, para realizar o sonho de muitos outros meninos, descobrindo que esse era muito mais importante! Descobre porquê, lendo o livro!

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A vermicompostagem ao serviço da nossa Horta!

    Na nossa escola temos um espaço reservado para um vermicompostor onde as minhocas fazem um trabalho fabuloso! Ao longo de cada semana, os nossos colegas fornecem-lhes resíduos orgânicos que elas transformam em compostos de alta qualidade. Podemos dizer que acabam por criar um adubo natural através da reciclagem de matéria orgânica. Agora fomos colocar esse adubo na nossa Horta, para que os nossos vegetais cresçam de forma ainda mais biológica! 

    Para saberes mais, espreita este site que descobrimos!

https://www.phosphorland.pt/vermicompostagem/ 


Um monstro chamado açúcar

    Voltámos a receber a nossa nutricionista Dr.ª Conceição Jardim que, desta vez, nos veio falar dos malefícios do consumo excessivo do açúcar:

- Diabetes;

- Obesidade;

- Cáries;

- Doenças cardiovasculares;

- Gordura no fígado;

(...)

    Para evitar estas doenças, devemos ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais, para termos energia para todo o dia! 

As Janeiras

            As Janeiras vão buscar o seu nome ao mês de janeiro, que vem de Janus, Deus das Portas do Céu ou, de outra forma, Deus dos Princípios ou das Entradas. Janeiro é o mês de entrada num novo ano.

As Janeiras (cantar as Janeiras) é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos donos das casas as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Ocorrem em janeiro, começando no dia 1 indo até dia 6, Dia de Reis. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente nas cidades) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

A tradição geral é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos: pandeiretabomboflautaviola, etc.). Depois do grupo constituído, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhasnozesmaçãschouriçomorcela, etc. Por comodismo, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).

No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide as ofertas ou então comem todos juntos aquilo que receberam.

 Na passada sexta-feira foi dia de reis, por isso decidimos cantar as janeiras em várias salas/ turmas da nossa escola. Antes, redigimos a letra da nossa música, ensaiámos e, destemidamente, fomos cantar no dia 6.

As janeiras na nossa escola


Refrão

Vamos cantar as janeiras,

Vamos cantar as janeiras,

(Por estas salas adentro vamos,

lembrar as boas maneiras.) 2x

 

As janeiras vimos à sala cantar,

Aos colegas e ao senhor professor,

Pedindo que boas notas possa dar,

Aos que estudam com fervor.

 

Aos que estão na aula, mas não estão,

Prestem atenção e deixem de conversar,

O Santo António não irá dar a mão

A quem não se esforça por estudar.

 

Refrão


Os colegas e os professores,

Nós já fomos visitar,

À Direção pedimos alguns favores,

Acrescentando que gostamos de cá estar.

 

Tenham muita calma e compreensão,

Como nós temos na fila da cantina,

com os alunos que vêm aqui à Direção

fazer queixinhas do menino ou da menina.

 

Refrão


Às auxiliares de educação,

Vimos cantar os reis e as janeiras,

Agradecemos toda a vossa dedicação,

Pedindo desculpa pelas nossas asneiras.

 

Refrão