domingo, 28 de janeiro de 2024

"A árvore em Mim" de Corinna Luyken

 A Sr.ª Professora Teresa Pedro veio, desta vez, apresentar-nos a leitura do livro «A árvore em mim».

   "Cada um de nós é como uma árvore, com raízes, tronco, seiva, ramos e rebentos.
Construído a partir de cenas de crianças que se divertem ao ar livre, “A árvore em mim” explora as várias maneiras como nós, seres humanos, somos fortes, criativos e ligados uns aos outros. A beleza e a graciosidade das ilustrações fazem com que o leitor se queira transportar para dentro do livro. O estilo de escrita é simples e ritmado, com frases curtas que despertam os sentidos ao longo da leitura – boa de ser feita em voz alta.
   Essa jornada poética decorre no meio da natureza. E as cores vibrantes tornam ainda mais vistosos os caminhos por onde o leitor percorre os olhos. As personagens são elementos que compõem esse cenário. Árvores, seus frutos, troncos e copas. Os animais que nela se escondem, as crianças que tornam seus galhos apoio para escalar e balançar. Chuva, lama, vento, céu, rio. A partir da poesia de Corinna Luyken, entendemos que nós também somos a natureza"

Clica no link e descobre a história!

De seguida, quisemos testar as nossas competências de desenho e simular o trabalho do ilustrador!




O que comer para me sentir cheio de vida durante o dia?

  Desta vez, a Dr.ª Conceição Jardim explicou-nos de que forma é que uma alimentação saudável nos deixa cheios de energia e bem-dispostos para nos sentirmos bem durante todo o dia. Foi só escolher o que devemos comer e o que devemos evitar!

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

PROFESSOR É A PALAVRA DO ANO!

E a palavra do ano é... PROFESSOR!

«Esta iniciativa da Porto Editora decorre há 15 anos e já levou à eleição de "guerra" (2022), "vacina" (2021), "saudade" (2020), "violência doméstica" (2019), "enfermeiro" (2018), "incêndios" (2017), "geringonça" (2016), "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).»

Esta eleição não deixa de ser o reconhecimento de todos sobre a importância  dos professores na sociedade. Os professores são os que mostram caminhos, ensinam, transmitem valores, abrem horizontes, permitindo que todos possam ter uma vida com mais oportunidades e sucessos!

Vídeo - PROFESSOR 


O 2.º Período começa... AGORA!!!

    Começámos um novo período escolar e refletimos sobre aquilo que é mais importante nas nossas vidas!

    «O meu desejo para 2024 é... ter saúde, ser  feliz,  ter amigos...»,  porque as emoções e os sentimentos são mais importantes nas nossas vidas do que as coisas, como uma Consola de Jogos ou um telemóvel. As coisas não fazem nada por mim, mas as pessoas fazem e eu também quero fazer por elas! Quero ajudar, amar e brincar!

A NÃO ESQUECER:

2.º Período

Início: 3  de janeiro de 2024

Fim: 22 de março de 2024


Interrupção do Carnaval: 12 a 14 de fevereiro

O Menino no Sapatinho

   No passado dia 12, até porque se aproximava o Natal, a Sr.ª Professora Teresa Pedro veio apresentar-nos o livro «O Menino no Sapatinho» do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto (pseudónimo), ou melhor, António Emílio Leite Couto. 

  «Era uma vez o(um) menino pequenito, tão minimozito que todos (os) seus dedos eram mindinhos. Dito assim, fino modo, ele, quando nasceu, nem foi dado à luz mas a uma simples fresta de claridade. [...] - Cuidado, já dentrei o menino no sapato. Que ninguém, por descuido, o calçasse. Muito-muito, o marido quando voltava bêbado e queria sair uma vez mais, desnoitado, sem distinguir o mais esquerdo do menos esquerdo. A mulher não deixava que o berço fugisse da vislembrança dela [...].» Qual será o destino deste pequeno ser? Esta é uma magnífica e triste estória (história) de Mia Couto, ilustrada de forma brilhante por Danuta Wojciechowska.