segunda-feira, 29 de abril de 2019

25 de abril


   A Revolução de 25 de Abril, ou Revolução dos Cravos, tratou-se de um acontecimento marcante da História de Portugal. No ano de 1974, colocou-se um ponto final no regime ditatorial do Estado Novo, implantando-se um regime democrático. Esta ação foi liderada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que participaram na guerra colonial. Salgueiro Maia e Otelo Saraiva de Carvalho foram figuras importantíssimas no comando desta operação (dois dos capitães de abril).
   Muitos portugueses viviam com imensas dificuldades e não podiam criticar o estado, correndo o risco de ser presos, torturados e exilados. A Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), reprimia qualquer forma de oposição ao regime político. Muitos soldados continuavam a morrer na guerra colonial. Era necessária uma mudança, acabar com o sofrimento a censura. 
   Com o apoio dos populares, o regime de Salazar, liderado, então, por Marcelo Caetano, era derrubado, sendo libertados os presos políticos. A Junta de Salvação Nacional assumiu os poderes dos órgãos do Estado e os portugueses puderam voltar a viver em liberdade. O general António Spínola assumiu a presidência da República e Adelino da Palma Carlos ocupou o lugar de primeiro-ministro. 

Palavras/ expressões chave (para o trabalho a realizar): censura, ditadura, exilados, guerra colonial, liberdade, PIDE, populares, presos políticos, 25 de abril de 1974.

No site da RTP Ensina, tivemos oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos sobre esta data tão importante para nós. 

Sem comentários:

Enviar um comentário