Comemorado em Portugal desde o século XV, o Carnaval, também conhecido por entrudo, é uma das tradições mais importantes do país. Alguns historiadores referem que este foi exportado por portugueses para a então colónia do Brasil, de onde regressaram no século XX.
Com características próprias, são muitas as localidades que se preparam para receber o tão esperado cortejo, onde durante todo o ano são decorados os carros alegóricos, assim como preparados os trajes dos foliões. As vilas e cidades que recebem os foliões decoram as ruas a rigor e a música é algo que não pode faltar. Dos carnavais portugueses, os mais conhecidos, são os de Ovar, Estarreja, Loures, Nazaré, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines, Elvas, Torres Vedras e Canas de Senhorim.
A Associação Grupo de Caretos de Podence preserva e divulga etnografia da aldeia de Podence, na Figura do Careto, organizando as festividades do entrudo chocalheiro promoção dos Caretos em eventos a nível nacional e estrangeiro, gestão e dinamização do espaço da Casa do Careto e parcerias com outras instituições.
As máscaras que se encontram em exposição, tiveram como inspiração os Caretos de Podence, onde as cores vivas são o grande destaque, tendo sido elaboradas pelos alunos do CAA do AEJD de Faro.