quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Os Direitos das Crianças

 Todas as crianças têm direitos, enquanto seres humanos e enquanto homens e mulheres em crescimento e desenvolvimento. A ONU considera esse aspeto tão importante que, em 1959, aprovou a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças para as proteger até aos 18 anos. Mas as crianças também têm deveres, alguns bem fáceis de cumprir.

   Foi desses direitos e deveres que a Sra. Professora Teresa Pedro nos veio falar na passada terça-feira. Temos o direito à Educação, não é um dever... e também a brincar! Este livro de Luísa Ducla Soares conta-nos tudo! 


Também há salas de aula fora da escola!

    A solidariedade, a justiça, a inclusão foram os valores, entre outros, que retirámos (professores e alunos) do filme que visionámos hoje no cinema! «Zootrópolis 2» mostrou-nos que nem tudo o que parece é... Por vezes criamos preconceitos sobre os outros. Neste filme, 2 heróis, uma coelha e uma raposa, Judy e Nick, colegas de trabalho (polícias) e grandes amigos (quem diria), conseguiram provar que as serpentes, vistas sempre como as más da fita, tinham sido vítimas de um plano diabólico. Nele  estão presentes:

  • Inclusão e diversidade – mostrando que comunidades diferentes podem conviver, colaborar e enriquecer-se mutuamente.

  • Empatia e compreensão – a narrativa volta a sublinhar a importância de ouvir o outro e perceber as suas motivações antes de julgar.

  • Coragem e responsabilidade – Judy e Nick continuam a demonstrar que fazer o que é certo implica, por vezes, ir contra expectativas ou enfrentar dificuldades.

  • Cooperação e confiança – o vínculo entre os protagonistas reforça a ideia de que o trabalho em equipa pode ultrapassar desafios aparentemente impossíveis.

   “Zootrópolis 2” pretende inspirar-nos com uma mensagem positiva sobre convivência, superação e construção de uma sociedade mais justa e solidária.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A vida do caracol

 Esta semana, fomos conhecer um pouco melhor a vida do caracol, um animal que estamos habituados a ver na nossa horta e nos nossos jardins. Aproveitámos para limpar a nossa horta destes comilões e testemunhámos a presença de ovos que foram colocados, com todo o cuidado, num copinho de iogurte. Para que tudo isto fosse possível, demos uma mãozinha à Sr.ª Professora Susana Gonçalves! Depois voltámos a libertar esta espécie num dos nossos jardins, com os alimentos adequados para a sua sobrevivência!

O Corpo em Transformação - cuidados de higiene

 A Puberdade é uma fase da nossa vida em que o nosso corpo inicia um processo de grandes transformações que devemos considerar normais e que exigem cuidados de higiene redobrados! A Enfermeira Ana Luísa veio ao CAA explicar-nos tudo ao pormenor, quer aos meninos, quer às meninas!

O Presépio Algarvio

 Aproxima-se o Natal e começámos a receber formação, não só dos nossos professores, mas também dos nossos assistentes operacionais! A D. Paula e a D. Teresa vieram ensinar-nos a fazer as tradicionais searinhas do nosso característico e singular Presépio Algarvio.

1.º Arranjaram umas latinhas de atum vazias;

2.º Colocaram bolinhas de algodão dentro das latinhas;

3.º Molharam o algodão com água;

4.º Colocaram as sementes... e pronto! Agora é só ir borrifando com regularidade e esperar que cresçam!!!