Visita ao Centro de
Ciência Viva, em Faro
Os alunos da sala ET8 visitaram, ontem, o Centro de Ciência Viva, tendo tido a oportunidade de realizar diversas experiências e fazer algumas descobertas.
Uma das curiosidades teve a ver com o facto de ficarmos a saber que uma das espécies em risco de extinção da nossa Ria Formosa tem uma forma peculiar de se reproduzir, são os cavalos marinhos machos que fecundam os ovos na sua bolsa incubadora, vimos, ainda, peixes de várias cores, entre eles, o nosso conhecido “Nemo”. Noutros aquários vimos ovos de búzios, ficando a saber que eles nascem já com casca. Observámos, ainda, outras espécies, como o xarroco, estrelas e pepinos do mar, caranguejos, entre outros, num espaço que simula o seu habitat natural.
Tivemos, também, a oportunidade de ver a simulação de um vulcão em erupção, algo extraordinário, que nos faz ter noção da força da natureza.
A
“magia” também esteve presente, através de uma ilusão ótica, que “eliminava” o
nosso corpo, à exceção da cabeça, “servida” num prato, rodeada de fruta.
Recomenda-se:
- Visitem o Centro de Ciência
Viva, em Faro! Tocar (tato), ver (visão), ouvir (audição), cheirar (olfato), provar (paladar)... quantos mais sentidos utilizamos, mais divertido é aprender!!! No Centro de Apoio à Aprendizagem, com os nossos professores, fazemos tudo isso, assim é mais fácil aprender!