sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A origem do Carnaval

   

O Carnaval, também chamado de Entrudo, é um período de festa e divertimento iniciado na terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, a qual dá início à Quaresma (preparação para a Páscoa).

Embora não se tenha certeza do significado da palavra carnaval, acredita-se que o termo vem do latim carnis levale, traduzido como “adeus à carne”.

Não se sabe verdadeiramente como surgiu a festa e, por isso, várias comemorações são tidas como precursoras dessa festividade.

Com a chegada do Cristianismo ao Ocidente, as autoridades da Igreja condenaram o modo como as pessoas se divertiam nas festas pagãs. Entretanto, não se conseguiu afastar o povo desses eventos populares.

O Carnaval foi então incluído no calendário eclesiástico, incorporando símbolos da religião. A Igreja tentou cristianizar a festa, mas não obteve sucesso e o Carnaval continuou a popularizar-se pela sua tradição.

Quando a Quaresma foi instituída no século VIII, o Carnaval passou a acontecer antes do período religioso, assim os cristãos não cometeriam excessos.

O Carnaval espalhou-se pela área mediterrânica do continente europeu, ganhando força principalmente em Roma (Itália) e França. Os festejos eram feitos com uso de máscaras e os participantes satirizavam os rituais religiosos, os costumes e personalidades da época.

A festa popular era marcada pela inversão dos papéis sociais. Multidões nas ruas, homens fantasiados de mulheres e escravos temporariamente livres reuniam-se para festejar. Faziam parte dos rituais carnavalescos jogos, competições e apresentações teatrais.

A nobreza, no entanto, comemorava o carnaval com bailes realizados, por exemplo, nos salões de Veneza, com fatos e máscaras exuberantes.

Antigamente chamada de Entrudo, a festividade tem seus primeiros registos datados de 1252, em documento do reinado de D. Afonso III para celebrações do calendário religioso.

O ciclo festivo do Carnaval em Portugal sempre foi marcado pela espontaneidade popular. Os participantes saíam pelas ruas a jogar baldes de água, ovos e laranjas entre si. Cortejos com carruagens decoradas, personagens mascarados e bailes são algumas das maneiras que as pessoas utilizavam para se divertir.

Locais como Torres Vedras, Ovar e Loulé são conhecidos pelas suas festas carnavalescas. Figuras como "Caretos" são integrantes típicos das comemorações.


https://www.calendarr.com/portugal/factos-sobre-origem-historia-carnaval/ (texto adaptado)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A dependência dos Jogos

 Cada vez mais crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo em frente ao computador, telemóvel e tablets. Todos sabemos isso! No dia 14 reparámos na capa do Diário de Notícias e procurámos explicar o que se está a passar e quais as consequências.


    Qualquer um de nós gosta de brincar, de se divertir a jogar, podendo até jogar em equipa, conhecer outras pessoas, mas será que tudo decorre como nós pensamos? Não se trata apenas de uma questão de segurança. Hoje refletimos sobre o «vício» em jogos. Chegámos à conclusão de que quem está viciado é quem:
- passa demasiado tempo a jogar, sentindo cansaço;
- joga em qualquer lugar, como na rua ou na escola, deixando de estar com os amigos;
- deixa de comer para estar a jogar;
- se deita mais tarde para estar a jogar;
- se irrita facilmente com os jogos, respondendo mal ou estragando objetos, quando se deveria estar a divertir;
- quer acabar uma tarefa rapidamente para ir jogar muito mais tempo do que a duração da tarefa;
- pensa que na vida jogar é o mais importante. 


Culinária saudável

 No âmbito dos projetos que continuamos a desenvolver, o de culinária tem-nos ajudado a perceber a importância que a alimentação tem para nos mantermos saudáveis. Também é importante saber que, para chegar a um resultado final, é necessário seguir as instruções das receitas e que confecionar não é apenas misturar alimentos sem ter atenção às quantidades e colocar no forno, mas nós já sabemos isso! É, igualmente, importante seguir regras de segurança e higiene!






segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

São Valentim

    Há muitos anos, Valentim considerou que o amor e a família eram mais importantes do que combater. Assim, continuou a celebrar casamentos mesmo contra a vontade do Imperador, o que lhe custou a vida.

    Para comemorar esta data e para ter presente que a amizade e o amor são mais importantes do que a guerra, fizemos alguns postais que aqui partilhamos. 

Feliz dia dos Namorados!!!



São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países onde se celebra o Dia de São Valentim.

 

O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do guarda da prisão, a qual conseguiu a autorização do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi morto em 14 de fevereiro do ano 270 dc (séc. III). 


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Sessão de mindfulness - controlar a respiração ajuda a relaxar

 Nesta sexta-feira tivemos a oportunidade de participar numa atividade de mindfulness, o que nos permitiu relaxar um pouco através do controlo da respiração, sendo também transportados, recorrendo à nossa imaginação para locais agradáveis, como a praia, onde "vimos" golfinhos!


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

São Valentim à vista!

    Aproxima-se o dia de São Valentim! Assim, vamos realizando algumas atividades relacionadas com o dia dos namorados/ amigos! 

    Como fazer um origami romântico?



Uma lenda algarvia

 

Lenda das Amendoeiras Em Flor

Há muitos séculos, reinava em Chelb, a futura Silves, o rei Ibn-Almundim. Este rei nunca tinha conhecido uma derrota.

Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade.

Conquistando progressivamente a confiança de Gilda, confessou-lhe o seu amor e pediu-a em casamento. Foram felizes durante algum tempo, até que, um dia, a bela princesa do Norte adoeceu sem razão aparente.

Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. Então, Ibn-Almundim mandou plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras.

Na primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo. Ao ver as flores brancas das amendoeiras, a princesa começou a sentir-se melhor, pois davam-lhe a ilusão da neve. Gilda ficou curada da saudade que sentia.

in infopédia




Bullying - Todos contra! Incluir é que conta!

No dia 3 de fevereiro, os alunos com ACS da EB 2,3 Santo António realizaram uma visita de estudo à biblioteca municipal da cidade para ouvir falar e falar de bullying.

          No auditório da biblioteca foi apresentado um livro sobre o tema, que muito interessa a todos, por, infelizmente, também estar presente nas escolas. ”Flicts” é uma personagem, uma cor, excluída por todas as outras e que, por isso, era infeliz.

          Não devemos rejeitar, nem bater ou ofender os outros, devemos ajudar e ser todos amigos.

    Bullying: - Todos contra! Incluir é que conta!




O Bullying continua a estar presente nas nossas escolas e também nas redes sociais.

 

É frequente vermos os mais novos a serem gozados, maltratados pelos mais velhos. Parecendo ser um ato de demonstração de força, na minha opinião acaba por ser uma demonstração de cobardia. Para além disso, fazer mal a alguém é errado. As pessoas devem ajudar-se e não o contrário. Ninguém deve fazer alguém sofrer.

O Bullying não é só físico, mas também psicológico e até virtual. Nas redes sociais vamos lendo mensagens que procuram fazer com que colegas pensem mal de outros, dizendo mentiras ou mesmo expondo dificuldades sentidas. 

    Defendo que aqueles que fazem bullying deveriam ser obrigados não só a pedir desculpa, mas também a ter formação para compreender melhor de que modo prejudicam os colegas e a darem exemplo defendendo os que são vítimas de bullying.

Leonardo Viegas (com ajuda)