O Carnaval, também chamado de Entrudo, é um período de festa e divertimento iniciado na terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, a qual dá início à Quaresma (preparação para a Páscoa).
Embora não se tenha certeza do significado da palavra carnaval, acredita-se que o termo vem do latim carnis levale, traduzido como “adeus à carne”.
Não se sabe verdadeiramente como surgiu a festa e, por isso, várias comemorações são tidas como precursoras dessa festividade.
Com a chegada do Cristianismo ao Ocidente, as autoridades da Igreja condenaram o modo como as pessoas se divertiam nas festas pagãs. Entretanto, não se conseguiu afastar o povo desses eventos populares.
O Carnaval foi então incluído no calendário eclesiástico, incorporando símbolos da religião. A Igreja tentou cristianizar a festa, mas não obteve sucesso e o Carnaval continuou a popularizar-se pela sua tradição.
Quando a Quaresma foi instituída no século VIII, o Carnaval passou a acontecer antes do período religioso, assim os cristãos não cometeriam excessos.
O Carnaval espalhou-se pela área mediterrânica do continente europeu, ganhando força principalmente em Roma (Itália) e França. Os festejos eram feitos com uso de máscaras e os participantes satirizavam os rituais religiosos, os costumes e personalidades da época.
A festa popular era marcada pela inversão dos papéis sociais. Multidões nas ruas, homens fantasiados de mulheres e escravos temporariamente livres reuniam-se para festejar. Faziam parte dos rituais carnavalescos jogos, competições e apresentações teatrais.
A nobreza, no entanto, comemorava o carnaval com bailes realizados, por exemplo, nos salões de Veneza, com fatos e máscaras exuberantes.
Antigamente chamada de Entrudo, a festividade tem seus primeiros registos datados de 1252, em documento do reinado de D. Afonso III para celebrações do calendário religioso.
O ciclo festivo do Carnaval em Portugal sempre foi marcado pela espontaneidade popular. Os participantes saíam pelas ruas a jogar baldes de água, ovos e laranjas entre si. Cortejos com carruagens decoradas, personagens mascarados e bailes são algumas das maneiras que as pessoas utilizavam para se divertir.
Locais como Torres Vedras, Ovar e Loulé são conhecidos pelas suas festas carnavalescas. Figuras como "Caretos" são integrantes típicos das comemorações.
https://www.calendarr.com/portugal/factos-sobre-origem-historia-carnaval/ (texto adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário